segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Banana á rico

Estamos de volta para mais uma semanita de trabalho. O tempo esse continua tão bom! Apesar do friozinho matinal e ao entardecer que não nos deixa esquecer que estamos no Outono. S. Pedro não me quis desiludir e ofereceu-me um fim de semana cheio de sol e de gotinhas de orvalho hihihihihihi. Apesar de ser 2ª feira não estou cabisbaixa, acreditem! Não sei se é porque tive um fim de semana muito agradável ora entre amigos, ora entre família ou se é porque esta semana vai ser muito especial para mim... Mas sobre isso falo-vos mais tarde ;) Voltando ao fim de semana... Domingo foi dia de almoço familiar em casa da minha sogra. Foi sobretudo uma homenagem aos nossos sobrinhos Tita, Nuno e aos seus dois piolhinhos lindos. Já sei, já sei que estiveram a fazer contas... Ora bem, filhos dos sobrinhos são sobrinhos netos - isso quer dizer que ela é tia avó! Que velhota!!!! Psssttttttt podiam ter sido um pouquinho mais discretos, não?!!!! Tia avó sim! Mas toda janota e orgulhosa e... modesta (bem modesta, modesta talvez... mas só um pouquinho muito pouquinho mesmo) hihihihiihihi. Esta homenagem era bem merecida pois são pessoas de que é difícil não gostar.... Bonitos, alegres, inteligentes, bem dispostos, bem formados, com uma maturidade invejável. São jovens com um J grande . Gosto muito, muito deles e embora não sendo meus sobrinhos de sangue, são dos meus sobrinhos preferidos. Para além disso nutro uma grande admiração por eles porque, apesar da minha sobrinha ter ido com apenas 3 anos para o Canada e o marido ter nascido lá, não escondem a sua origem portuguesa pelo contrário! A maior prova está que o filho mais velho com apenas 3 anos fala português fluentemente e sobretudo correctamente. Até a mais pequenina com os seus 14 meses já canta (á sua maneira) a pintainha põe o ovo e quando faz algo de errada olha e diz tatau! Hihihi :) Realmente são um exemplo a seguir para muitos jovens de origem portuguesa! Parabéns meninos, bem-hajam!!!!! Mas voltando ao nosso almoço... Foi então um almoço cheio de alegria e boa disposição. Entre gargalhadas, muita conversa, palrar e brincadeiras dos mais pequenitos e segredinhos dos adolescentes estávamos juntos de alma e coração pelo simples prazer de podermos estarmos reunidos naquele momento! O almoço confeccionado pela minha sogra e pela minha sobrinha estava delicioso como sempre e constou de lombo e frango assados no forno com batatinhas e arroz de tomate. A parte das sobremesas ficou encarregue a mim e á minha cunhada. Só eram 4... Tão pouquinhas não é.... Então tivemos tarte tatin de pêra e pudim de coco e caramelo da minha cunhada tudo muito bom e com excelente apresentação e eu levei banana á rico (a heroína de hoje) e bolo de noz (esse fica para um próximo post). Ora cá está a banana á rico ( nome bem sugestivo :) )
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Vamos precisar de:
para o doce de banana
- 1 1/2 chávenas de chá de açúcar
- 2 colheres de sopa de água
- 5 bananas grandinhas bem maduras
Para o creme
- 1 lata de leite condensado
- 2 medidas da lata de leite
- 3 gemas
- 2 colheres de sopa de maizena
- umas gotinhas essência baunilha
Para o suspiro
- 3 claras em castelo
- 3 colheres de sopa de açúcar
Começar pelo doce de banana. Levar ao lume o açúcar até fazer um caramelo bem lourinho, acrescentar a agua e depois as bananas cortadas ás rodelas grandes. Deixar cozer um pouco sem tapar até as bananas ficarem macias e bem envolvidas com o caramelo. Reservar. Deitar o leite condensado, o leite, as gemas e a maizena numa panelinha. Bater tudo muito bem e levar ao lume até engrossar. Reservar. Fazer o suspiro batendo bem as claras em castelo. Acrescentar o açúcar aos poucos e continuar a bater até obter um suspiro fofo. Depois é só montar o nosso doce.
O Creme:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O doce:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
O suspiro:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Resultado final: 3 camadinhas todas diferentes mas todas muito boas:
Photo Sharing and Video Hosting at Photobucket
Apreciação:
É um doce de colher daqueles que não se esquecem facilmente e que dá vontade de refazer vezes sem conta :) O creme é aveludado e tem um leve sabor a baunilha. O doce de banana é macio e muito saboroso com aquele gostinho a caramelo. O suspiro é leve e derrete na boca. Os 3 sabores juntos ficam excelentes.
Fonte: Esta receita foi retirada das cozinhas do mundo. Era um blog brasileiro... Mas agora não encontro :( Vou continuar a procurar... Queria sobretudo dar os parabéns á sua autora pois bem merece ;) Se alguém souber deste blog p.f.que me avise :) OBG.

9 comentários:

Migas disse...

O aspecto é realmente delicioso e resulta numa sobremesa bem diferente. Mas não fica demasiado doce, usando banana? Nunca experimentou com outro fruto? :o)

Natércia Ramalho disse...

Nanda o seu cantinho para mim é uma tentação e esta banana á rico já me fez crescer água na boca e vontade de fazer.um beijo Natércia...

Flor de Sal disse...

Mas que rica riqueza essas Bananas à rico!

risonha disse...

essa receita de banana é uma maravilha.. e quanto a ser tia avó, vou partilhar um segredo:
eu tenho 33 anos (quer dizer... daqui a dois dias tenho 34.. mas isso não interessa...lol) e já há quase 11 anos que sou tia-avó.. e já sou tia-avó duas vezes, de uma menina que faz 11 anos em Janeiro e de um menino de 6 anos... e tenho muito orgulho em dizer que sou tia-avó e que os meus sobrinhos-netos são os mais lindos do mundo!!!

Elvira disse...

Tão boa, essa sobremesa, que até fiquei hipnotizada! Parabéns! :-)

Cor de Chá disse...

Olá Nanda! Descobri o teu blog há pouco tempo mas já estou viciada! Todos os dias espreitar este cantinho é das primeiras coisas que faço qdo acedo à internet. Parabéns! Bjs

docescozinhados disse...

Mais uma delícia! Fiquei a babar!
Bjs

Nanda disse...

Querida Migas,
Não foi a 1ª vez que fiz. Mas não ha nada como experimentar. Se o fizer diga-me. Mas não achei muito doce. Pode-se cortar um pouco ao açucar ;)

Querida Natercia,
Faça vai ver que não se vai arrepender. Depois não se esqueça de me dizer como correu. Obrigada pelas palavras tão carinhosas :)

Querida Flor do Sal,
Até direi mais é uma rica riqueza mesmo, mesmo, mesmo hihihiihi

Querida Risonha,
Então entende-me muito bem que bom que é ter sobrinhos netos são lindosssssss. :)

Querida Elvira,
se experimentar algum dia não se esqueça de me dizer como correu :)

Querida Cor de Chá,
Hum tão bom ler palavras tão simpaticas. Dá-nos animo para nunca parar. Muito, muito obrigadaaaaaa :)

Querida Dulce,
vá experimenta depois diz como correu.

A todas muito obrigada pelos comentário e carinho :)
Beijinhos smackkkkkkkkk
Nanda

Odete disse...

Nanda, e eu que ja fiz essa sobremesa algumas vezes e nem sabia o nome. So que com uma pequena inversao, as bananas carameladas no fundo, como primeira camada. De qualquer forma eh deliciosa. E essa sua esta fantastica.