segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Bacalhau com natas - muito bom!

O fim de semana acabou :( Hoje é segunda feira :( Logo de manhazinha chovia :( Mas... Mas a manha já lá vai, PORTANTO... Portanto já estamos mais perto do fim de semana (vá alegrem-se) e... FAZ SOL!!!! Yupppyyyy Um solinho lindo, tão quentinho hummmm tão bom! Portanto temos pelo menos 2 motivos de peso para nos alegrarmos! E como sou muitoooooo generosa vou dar vos mais um: uma deliciosa receita de bacalhau - um bacalhauzito com natas muitoooo bom, que tal?! Foi o nosso almoço de domingo, de sobremesa uma tarte divinal de pêras!!! Bem sou generosa mas nem tanto assim, portanto a tarte fica para amanha! Tão mázinha que souuuuu não é... hihihihi

Este bacalhauzinho é do nosso querido chefe Hélio Loureiro, chefe de cozinha do hotel Porto Palácio e Chefe da minha primeira aula gastronómica ao vivo e a cores (lembram-se do meu lindo presente de natal... Vejam aqui). Vi esta receita no blog da Elvira, não tardei a experimenta-lo, aqui está ele todo vaidoso


Photobucket


Vamos ás compras:
- 800 g. de bacalhau demolhado
- 250 g. de batatas (coloquei 350g.)
- 1 cebola cortada em meias-luas finas (picada para mim)
- 50 g de manteiga (não coloquei)
- 0,5 dl. de azeite
- 4 ovos
- 1 fio de vinagre
- 3 dl. de natas
- queijo da Ilha ralado (ou emmental, gruyère, etc.)

Molho bechamel

- 5 dl. de leite
- 40 g. de manteiga
- 40 g. de farinha
- noz-moscada
- sal & pimenta

Preparação

Colocar os ovos num tachinho. Cobrir com água fria e juntar o vinagre. Deixar cozer por 10 minutos após levantar fervura. Escorrer os ovos e colocá-los num recipiente cheio de água bem fria. Deixar arrefecer por completo.

Cozer as batatas com a pele por 25-30 minutos em água a ferver temperada com sal. Escorrer as batatas e deixar arrefecer.

Colocar as postas de bacalhau num tacho e cobrir com água fria. Deixar fervilhar por 8 minutos. Escorrer e deixar arrefecer.

Descascar os ovos e as batatas. Picar os ovos e cortar as batatas em meias-luas (aos cubos para mim). Remover as peles e as espinhas do bacalhau. Desfiar o peixe em lascas grossas. Reservar.

Pré-aquecer o forno a 200ºC.

Alourar as meias-luas de cebola (para mim a cebola foi picada) no azeite misturado com a manteiga(para mim só azeite). Juntar as lascas de bacalhau e refogar por mais uns minutos. Retirar do lume e reservar.

Preparar o molho bechamel : derreter a manteiga em lume brando. Polvilhar com a farinha e envolver. Mexer até a farinha se apresentar dourada. Regar com o leite e levar a ferver, mexendo sempre até o molho ficar espesso e cremoso. Temperar com sal, pimenta e noz-moscada.

Fora do lume, incorporar as natas ao molho bechamel. Acrescentar os ovos picados e as lascas de bacalhau com cebola.

Dispor as meias-luas de batata em camada no fundo de uma assadeira. Cobrir com o preparado anterior e polvilhar com queijo ralado à gosto.

Levar a gratinar no forno até a superfície se apresentar bem dourada (20-30 minutos). Servir de seguida, acompanhando com salada de alface.

Pede um bom vinho como diria o nosso chefe. Depois apenas sentar e tirar o tempo de degustar esta delicia.

Photobucket

Photobucket


Apreciação: Gostei desta receita por tudo aquilo que já referi mas sobretudo por não levar batatas fritas que acho um pouco pesadas nos habituais bacalhau com natas. O ovo cozido também dá um toque muito saboroso a este bacalhau.

Fonte: Receita retirada daqui, do famosíssimo blog da Elvira´s Bistrot. Mais uma deliciosa receita a somar a tantas do seu blog. Obrigada Elvira, és única! Muitos beijinhos.



Photobucket

8 comentários:

DocesCozinhados disse...

Eu costumo fazer o bacalhau com natas com puré, mas este com batata cozida não parece nada mal! Tem mesmo aspecto de apetitoso!!
Bjs e boa semana

Anónimo disse...

Bacalhau com Natas é um dos meus pratos preferidos, mas sempre com moderação por causa da"visícula".
Acho que esta sua versão sem batata frita nem manteiga e com natas light,é óptima.Concordo consigo quando elogia o "Elvira Bistrot", mas o "Cantinho da Nanda" não lhe fica nada atrás! Digamos que estão a par, cada um no seu género,são dos melhores!Bjs.

guidinha disse...

nham nham adoro bacalhau com natas mas prefiro não colocar molho bechamel

jinos

Anónimo disse...

Eh bien tout cela me semble très bon. J'ai hâte de goûter à tout cela très bientôt.
Bisous

m@ria...m@rie...m@ry disse...

ehehehe o meu jantar vai ser bacalhau mas na com natas :( preferia 1000 x que fosse esse porque ta com um aspecto verdadeiramente delicioso!

beijinho

Anónimo disse...

miammmm nanda,por uma vez ke nao provei umas das tuas deliciosas receitas,mas sei que nao fica perdido,fica para a proxima, nao é?
en tout cas,pareçe ser mesmo bommm,como tudo que fazes.
bjs grandes

risonha disse...

as receitas da elvira são sempre um sucesso.
mas tem graça que quando eu aprendi a fazer bacalhau com natas também me ensinaram a fazer com batata cozida, acho que com batata frita nunca comi
o meu não leva é ovo cozido

Carla disse...

Este bacalhau com natas é parecido ao que faço mas não costumo pôr os ovos, para a próxima experimento! Prefiro este molho bechamel + natas do que somente natas.

bjs