quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

Iogurtes caseiros com doce de morango

Ouvi lá longe o canto do galo. Depois mais perto o chilrear de um passarinho. Mais perto ainda, novamente o canto do galo. O sino tocou 1,2,3,4,5,6.... 7!!!! Já são 7 horas?!!! Não pode ser! Abri os olhos, olhei para o relógio... Eram mesmo 7 horas da manha! "Depressa acordem é tarde!" Gritei. Desci as escadas a correr seguida de perto pelo marido. Em 10 minutos tínhamos o pequeno almoço pronto na mesa. Os filhotes não tardaram a aparecer vestidos e pronto para mais um dia de aulas. Fazemos uma equipe imbatível, tínhamos recuperado o quarto de hora que tínhamos adormecido :) Mas detesto acordar assim. Fico confusa e meia atordoada. A culpa foi do livro que tinha acabado de ler na noite anterior: "Tão longe de casa" de Curtis Sittenfeld. Bestseller eleito pelo The New York Times como uma das cinco melhores obras de ficção de 2005. Contava a história duma adolescente que decidiu ir estudar para um colégio interno muito famoso. Fala-nos das suas duvidas, das suas experiências, das suas amizades, das suas expectativas, da sua insegurança, enfim retrata a vida duma adolescente bem actual. Acabei por sonhar toda a noite com a Telma!!! Li este livro com bastante interesse 1º porque tenho 2 adolescentes em casa e depois porque foi a filhota que o trouxe da biblioteca para mim. Como podia recusar uma gesto tão gentil e simpático? Não tendo sido o livro que mais gostei, foi um livro bastante interessante. Mas este malvado fez com que eu adormecesse esta manha, que maroto!
Continuando a falar da manha, hoje vou falar-vos duma sugestão para o pequeno almoço, mas óptimo também para o lanche ou para tapar aquele furinho entre as refeições - iogurte caseiro com doce, aqui de morango. Aqui temos as vedetas:

Photobucket

- 7 copinhos da iogurteira medidos de leite gordo ou meio gordo (1 a menos do que a totalidade dos copinhos)
- 1 iogurte natural de compra
- doce a gosto
Colocar o leite a temperatura ambiente num recipiente de preferência de bico (será mais fácil depois para verter nos copinhos). Juntar o iogurte natural mexendo muito bem. Em cada copinho colocar 1 colher de sopa de doce á escolha. Deitar a mistura leite/iogurtes com cuidado. Tapar a iogurteira e deixar a noite toda. De manha temos uns deliciosos iogurtes caseiros e bem saudáveis.
Photobucket
Querem provar?
Photobucket
Apreciação: Adoro este iogurte. Fica macio e aveludado. O toque do doce, torna-o ainda mais irresistível. Hummmmm delicioso! Olha já acabou...
Photobucket
Fonte: Quando fui as compras vi este genero de iogurte á venda... Olha e porque não fazê-los em casa?!...

8 comentários:

Carla disse...

Gosto tanto desses iogurtes, dá jeito ter uma iogurteira! Lindas fotos!

bjs

(também não gosto nada de acordar à pressa!)

colher-de-pau disse...

Faço exactamente assim os meus iogurtes! Também já experimenteicom mel e é muito bom!

risonha disse...

tenho que ir buscar novamente a iogurteira á despensa....
a colher de pau falou em mel.. e se for com mel e nozes? há uns iogurtes no mercado com mel e nozes...
devíamos tentar fazé-los em casa.. lol

Mónica disse...

E eu q não tenho yogurteira... isso tá com TÃO BOM aspecto!!!!
*babando*

Anónimo disse...

Fiquei com uma duvida.
A mistura de leite e iogurte é necessário deixar que arrefeça antes de pôr nos potes ou pode ser ainda quente???
E a validade, quantos dias se podem guardar no frigorifico após feitos?
Se me poder exclarecer agradecia, obrigada.
Becas

Nanda disse...

Querida Carla,
Se dá e os iorgurtes ficam tão bons!!!!

Querida Colher de pau,
Se fazes assim é pq tens muito bom gosto hihihih

Querida Risonha,
Mel e nozes?!... Mas q boa ideia! Adoro a combinação! Sera a minha proxima experiencia ;)

Querida Monica,
O outro dia vi iogurteiro a um excelente preço no corte inglês. ;)

Querida Becas,
a mistura leite/iogurte não vai ao lume. O leite deve estar á temperatura ambiente depois junta-se o igurte e mexe-se bem. Qt á validade não sei... Lá em casa durante apenas alguns dias. Mas penso que se deve aguentar bem pelo menos 1 semana. Espero ter esclarecido as tuas duvidas ;)


Obrigada meninas pelos v/comentários. Muitos beijinhos para todas smackkkkkkk
Nanda

Anónimo disse...

por favor nanda ajude-me
quando os iogurtes vão a cozer na iogurteira, tapam-se ou não?
vão sem tampa? e tampam-se quando vão ao frigorifico?
cris

Nanda disse...

Querida Cris,
a tampinhas só são usadas para guardar os iogurtes no frigorifico, nunca na altura em q estão na maquina ;) Espero ter ajudado. Se tivr mais duvidas envie-me um msg para o meu correio electronico.
Beijinhos
Nanda