quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Crepes - quem não gosta?!

Olá, oláaaaaa! Apesar de hoje parecer 2ª feira, desenganem-se é 4ª feira, já estamos a meio da semana e … Está sol! Yupyyyyy. Mas o tempo fez das suas estes dias. Sábado um solinho tão bom :) Domingo – desfile de Carnaval – chove :( 2ª feira o sol volta :) 3ª feira - dia principal de Carnaval, Chove novamente grrrrr :) Mas mesmo assim os desfiles fizeram-se… A Dona chuva afinal foi muito boa pois durante os desfiles aguentou-se firme e hirta hihihihihi. Deixou que tudo corresse muito bem. Os foliões desfilaram alegres e divertidos. O grupo de bailarinas da filhota estavam lindas, lindas e dançaram muitissimo bem! PARABENS A TODAS! Para o ano há mais ;)
Carnaval também é sinónimo de cozido á portuguesa, o nosso estava muito bom só que na azáfama (éramos 12), esqueci-me das fotos :( Portanto até voltar a fazer cozido não vai haver a receitinha. Em França também é tempo de crepes. Não tirei ao cozido mas tirei ás crepes! Aqui está ela prontinha a ser devorada (reparem no prato, sim é próprio das crépes. Uma bela oferta do casal amigo Fátima e Toninho :) )

Photobucket

Faço sempre a olho mas vou colocar mais ou menos as medidas que usei. Vamos precisar de:
- 250 gr. de farinha
- 100 gr. de açúcar
- 1 colher sopa de óleo
- 1 pitada de sal
- ½ l. de leite
- 3 ovos
- 1 gole de rhum ou cognac
- 2 gotinhas de extracto de baunilha

Num recipiente colocar a farinha, o açúcar e o sal. Fazer uma covinha e acrescentar os ovos inteiros. Juntar aos poucos o leite mexendo muito bem. No final, caso necessário, juntar mais um pouco de farinha ou leite. Deixar descansar a massa 1 hora no frigorífico. Como tinha pressa, não deixei descansar, fiz logo as crepes. Tenho uma máquina própria de as fazer mas fazem-se muito bem numa sertã. Deitar uma pinguinha de óleo, eu uso papel absorvente embebido em óleo e passo na máquina entre cada crepe. Colocar uma concha de massa e fazer rodar a sertã para que a massa se espalhe e fique muito fininha. No aparelho coloca-se uma concha de massa e com uma espátula em forma de “T” espalhar o preparo. Passados uns segundos vira-se e deixa-se mais uns instantes. Depois coloca-se no prato de servir. Serve-se simples com açúcar e canela, com doce, com nutela, xarope ou bola de gelado e chocolate quente. Usem a vossa imaginação.
Antes de virar:
Photobucket
Depois de virar:
Photobucket
No pratinho:
Photobucket
Sirvam-se:
Photobucket


Apreciação: uns apreciam mais do que outros mas acho que ninguém deixa de gostar de crepes. Doces ou salgadas há um sem número de variações mas todas deliciosas. Lá em casa nunca se come apenas uma, é impossível. Então faço 1 1/2 receita hihihihi. Estaladiça do exterior e macia no interior, recheada com o sabor que mais se gosta, as crepes são sempre deliciosas tentações, miammmmm

Fonte: Todas as cozinhas francesas.
Deixo-vos aqui a foto do grupo de bailarinas da filhota em pleno desfile. Digam lá se não estavam muito, bonitas :)

Photobucket

8 comentários:

Carla disse...

Eu amo crepes em especial com um recheio doce! Que fome que me deu Nanda. O desfile da sua filha está muito giro, parabéns!

bjs

kini disse...

Posso tirar um?????
Bonitas as meninas.Parabéns!!!
Bjs

risonha disse...

nanda, para a próxima trazes as meninas e vêem passar o carnaval comigo
se passares no meu blog podes ver que por cá esteve um dia magnífico
já agora antes de me ir embora vou tirar um crepe para o lanche ok?

Anónimo disse...

Que bom o S.Pedro ter segurado a chuva na hora do desfile da "filhota"! A foto está bem ilustrativa do entusiasmo que se viveu!Parabéns à Bailarina.Agora os crepes...quem não adora? Cá em casa (antes de os filhotes terem ganho asas...)fazia muitas vezes e nunca sobravam!
Sabe que há uma Pastelaria de Viana que vai concorrer ao Concurso de Montras de Chocolate, integrada no Festival do Chocolate de Óbidos? É a Pastelaria Ameadela.Se lá for tire uma foto!!!
bjs

Isabel de Miranda disse...

Bem amei tudo,o desfile das filhotas estavam lindas.O pratinho,engraçado já vi pratinhos parecidos com esses e não sabia que eram para crepes(santa ignorancia)os teus crepes estão lindos...beijinhos doces

Nanda disse...

Queridas Carla e Kini,
Não se façam de rogadas sirvam-se!

Querida Risonha,
já fui ver o seu carnaval mas que carnaval mais animado e docinho. Quem sabe se um ano não vamos aí festejar :)

Querida Bombom,
eu li o seu post sobre a sua surdez repentina, já o tinha lido anteriomente no meu 1º post. Comentei, não sei se chegou a ler... Comoveu-me imenso. Passei a estar mais atenta aos seus comentários e posso dizer-lhe que apesar dessa contariedade parece-me uma mulher cheia de energia e alegria de viver. Admiro-a muito por isso. Quem me dera um dia poder ser uma avó e mãe tão babada :) É uma pessoa que admiro e estimo muito. Obrigada por ser uma presença assidua neste cantinho :)
Quanto ao concurso de montras de chocolate de Óbidos... Em Viana?! olha que bom. Não sabe dizer-me o nome da Pastelaria pq Meadela é o nome do local. Teria todo o gosto em tirar uma foto para lhe mostrar. :)

Querida Cozinhar com os anjos,
vai se rir mas eu tb não sabia para q serviam esses pratos hihihihi Foi o Toninho, o marido da Fátima que os faz que me explicou.

Muito obrigadas a todas pelos elogios mas sobretudo pelos comentário que me enchem sempre de alegria.
Muitos beijinhos para todas. Smackkkkkk
Nanda

Anónimo disse...

Obrigada pelas suas palavras, Nanda, e pelo seu carinho.Gostava de lhe "oferecer" uma receita, mas não tenho o seu mail. O meu é
armandofatimadias@gmail.com
BjsAvó Fátima

Anónimo disse...

Crepes? Adoro!
A filhota? Magnífica!
O prato? Muitooooo bonitoooo :))