sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Pão de ló do tempo das nossas avós

Estou triste os meus cunhados Ilda e Jorge estão de partida :~( O tempo passou a voar, depressa demais! Mas a vida é assim mesmo. Há sempre a tristeza da partida que reduz um pouco a alegria da chegada!!!! Passamos bons momentos juntos! Ás vezes sem fazer nada de especial, apenas pelo prazer de estarmos juntos. Passamos muitos serões com um chávena de chá de limão nas mãos adoçada com longas conversas sobre tudo e nada, rindo, limpando uma lágrima do canto do olho, partilhando experiências, conselhos… Agora vamos fazer um intervalo e dentro de algum tempo já estarão cá novamente para retomarmos a alegria contagiante de estarmos juntos; entretanto vamos matando as saudades com milhentos e-mails e outros tantos telefonemas :~) Fica um vazio triste próprio da partida de pessoas que amamos. Mas… e há sempre um mas, sabemos que é apenas um até já!
Por outro lado estou muito feliz pois a minha maninha vem passar uns dias connosco. Ela, o marido e os filhotes. Vai ser muito, muito bom. Só que dentro de uma semana estarei aqui novamente de cabeça baixa a dizer o quanto estou triste. Enquanto isso, vou aproveitar a companhia deles que tão bem me faz.
Queridos Ilda e Jorge boa viagem, que a viagem passe depressa para poderes abraçar os que tanto amais e vos amam e que vos aguardam de braços abertos. Muitos beijinhos para todos especialmente para os pequeninos T e M. Enquanto isso vamos contando o dia do vosso regresso…

Já cheira a primavera e a Páscoa. Então, pensando já dos doces da Páscoa, aqui vos deixo o Pão-de-. É a especialidade do meu filho Daniel. Não conheço ninguém que o faça tão bem! Vejam:

Photobucket
Vamos precisar de:
- 10 gemas + 4 ovos inteiros (eu sei que são imensos ovos, mas este é um bolo de festa por isso...)
- 400 gr. de açúcar
- 200 gr. de farinha
- Raspa da casca de 1/2 limão
- Umas pedrinhas de sal.
Bater os ovos com o sal, o açúcar e a raspa da casca de limão durante meia hora. Envolver delicadamente a farinha peneirada. Forrar a forma de barro com papel de almaço. Colocar o preparo e tapar a forma com a outra metade da forma de barro. Levar ao forno previamente aquecido cerca de 1 hora. Estas formas de barro são vendidas nas feiras aqui do norte e são compostas por 3 recipientes: 2 grandes e um mais pequeno, sendo este colocado invertido no centro de um dos 2 recipientes formando um cano, o outro vai servir de tampa.


Photobucket
Photobucket



Apreciação: Não sei se é do papel, da forma de barro ou do jeitinho especial do filhote mas este Pão-de- é simplesmente divinal. É muito fofo e macio. É sempre sucesso garantido. Experimentem.


Photobucket


Fonte: Alterei um pouco a receita mas vejam aqui a minha inspiração.

Desejo a todo um excelente fim de semana. Fiquem bem!

12 comentários:

risonha disse...

o pão de ló tem um aspecto maravilhoso e uma cor linda... se for feito com ovos caseiros deve ficar um espectáculo. não sei é que formas são essas de que falas.

DocesCozinhados disse...

O aspecto é óptimo mas o sabor nem vos conto! Sim, eu sou uma previlegiada e já tive a feliz oportunidade de provar o pão de ló do Daniel! É muito, muito bom!
Tenho pena de não ter formas de barro (só tachos, será que dá? falta o cone!) senão fazia mesmo!
Beijinhos Nanda e bom fim de semana

colher-de-pau disse...

Tenho de ser sincera... Não sou lá muito fã de Pão de ló.
Mas este tem cá um aspecto... Que me deixou água na boca e vontade de comer uma enorme fatia!

Filipa disse...

Adoro pão de ló e este tem um aspecto simplesmente fantástico, está com uma côr linda! Parabéns ao filho, que puxou à mãe.

Beijinhos

edinha disse...

Está com um aspecto delicioso.
Beijinhos

Marizé disse...

Eu ando atráz de uma forma de barro para pão de ló há séculos, mas por aqui não se vê.
No inicio desta semana fiz um pão de ló de laranja, e foi um "desatino" para me decidir em que forma o levar ao forno, depois para desenformar é que foi o delas!
Este ficou um show.

Beijocas e bom fim de semana

Anónimo disse...

Para não falar de saudades...que às vezes até doem, vamos falar de Pão de Ló.É um bolo muito versátil, porque dá para imensas "coisas". Este eu não conhecia, mas está um espectáculo! Parabéns ao Daniel. A forma de barro deve dar-lhe um sabor especial, mas também é bom numa forma grande de buraco.Experimentem forrá-la com papel vegetal Glad (há no Jumbo, Modelo, Continente). Eu uso para tudo, nada se agarra, não gasta manteiga e não suja as mãos!
Bom fim de semana. Bjs. Bombom

Nysa disse...

até hoje só comi um pao de ló que eu achei divinal. gostava mesmo de experimentar o teu.. quem sabe :-) pelo aspecto parece muito muito bom! mas cozes o pao de ló em formas de barro??? beijocas

anna disse...

Adoro pão de ló e este está divinal... Olhar para a foto faz crescar água na boca!
Formas de barro para bolos é que nunca vi...
Beijinhos.

Luciana Macêdo disse...

Pão de ló fofinho com um cafezinho, é de viver.
Bjs!

Anónimo disse...

Olá Nanda;
As lágrimas vieram ao cantinho dos olhos.É triste a partida mas é alegre a chegada...A vida e a Saudade faz-nos sofrer.
Agradeço a receita do Pão de Ló.Que bom!!!!!!O Daniel é especialista,posso dizê-lo, porque já tive o previlégio de o comer mais do que uma vez.Um especial beijo para ele e outro para a Ana. Agora que tenho a receita vou experimentar apesar de não ter a forma de barro.Abraços,GD.

Agdah disse...

Eu adoro e vou experimentar.